Como anda a educação dos jovens? Totem e Tabu na família brasileira


               Todo mundo sabe que eu tento escrever aqui um pouco sobre Psicanálise de uma maneira leve que ela possa ser entendida por pessoas que não estudam essa linha de pensamento. Então vamos lá. No texto Totem e Tabu, Freud abordou uma imagem de como foi criada a lei numa comunidade através do pai, sua mulher e seus filhos que deviam lhe respeitar. O pai para Freud foi colocado como o ser que ensinava a lei e todos deviam respeitar porque ele garantia a proteção da família e dos valores que ele trazia para os membros do seu clã.

              E também, gosto muito de observar como está acontecendo na prática a ideia que Freud trouxe sobre a lei e vejo não só a lei sendo o pai e sim qualquer membro da sociedade queira transmitir valores aos demais pessoas do seu grupo. Esse texto é de leitura muito fácil e recomendo a leitura a todos, mesmo para quem não estuda Psicanálise porque é possível entender o significado de tudo, porque se trata de um texto escrito como uma narração e de leitura muito fácil. Depois me contem se tiverem dúvida.

Gostaria muito que todos os pais e mães lessem este texto de Freud porque entendo a importância da falta de valores nas famílias, de quanto há pais perdidos sem saber o que fazer com seus filhos quando surge um problema e não sabem que caminhos seguir, porque sentem dificuldade em transmitir a lei. Além disso, muitos pais e mães não sabem tomar posse do lugar de ser a lei  para crianças e adolescentes e as deixam escolher livremente seus caminhos, o que pode ser um caminho sem volta no meio de mimos,  drogas entre outras perdições que existem.   

              Mas sempre fica uma dúvida: Tem gente que acha que depois de certa idade, a criança e o adolescente aparentando maturidade já pode escolher o que fazer, certo? Claro que não, porque enquanto estiverem sobre os cuidados dos pais ou familiares e não tiverem idade suficiente para se sustentar, devem dar satisfação sim aos que representam a lei. Mas o que mais me preocupa é a perda total de leis que regem a vida cotidiana dessa juventude. Por que quem rege ela já que os pais não estão presentes em seu papel? Os jovens buscam em seus amigos aqueles que parecem seus heróis e buscam neles um espelho de algo positivo,  se identificam com suas alegrias ou algo negativo, as suas dores e assim, seguem seus passos.

              Todos sabemos que o convívio familiar se restringiu a pouco contato em casa e poucas falas trocadas porque ninguém mais usa o olhar e a voz num mesmo ambiente com as pessoas que estão compartilhando do mesmo lugar. Parece que quem está no mesmo lugar não é quem se deseja e o jovem quer fugir dali e sempre quer se comunicar com quem está do lado de fora ou jogar algum jogo. Isso por si só demonstra uma péssima educação e falta de lei, falta de limite entre a hora em que se comunica com os que estão na casa e os que estão fora da casa, já pensou nisso?

Então, se você é pai ou mãe e se preocupa com a educação de seu filho e quer ser essa lei que indica o melhor caminho para que eles não cometam erros maiores do que simplesmente ficar no celular o tempo todo, estabeleça a hora certa para usar o celular. À mesa, não o deixe usar o celular enquanto vocês estão se alimentando e, principalmente, pratique o exemplo para ele: não use também o celular porque dar valor a alguém é também dar o exemplo.  

              Infelizmente, sabe o que está acontecendo? As pessoas se acostumaram com a desumanidade que é justamente não ser humano, não se comportar como humanos, como seres pensantes e capazes de atuar de uma melhor forma e estão assistindo no cotidiano ou estão fingindo que ela não existe, se fazendo de alienadas, mas essa desumanidade vai bater na minha, na sua, na nossa porta porque a desumanidade é uma violência que só aumenta e nos agride mesmo. A desumanidade é o que? É a falta de amor ao outro, é a falta até mesmo de dar a lei para que o outro saiba se ele está agindo de maneira correta ou não para si mesmo.

E nossos jovens? Jogados por aí? Mas por que me preocupo tanto com eles? Por que já fui, já assisti muitos se perderem, já vi muitos se darem bem na vida e sei que há caminho para tudo, mas só podemos ajuda-los a encontrar opções, se eles se esforçarem e nós também, porque nós podemos ajudar qualquer um que queira ser ajudado, seja da família, seja um conhecido, até um estranho.

              O que me incomoda de fato é quando eu não vejo a vontade de atuar por parte dos pais. Como assim? Quem escolheu, optou por ser pai e mãe? Um tio, um vizinho? Parece que sim em alguns casos para a sorte de algumas crianças. Mas infelizmente, não podemos brincar de “ser” pais em fotos ou quando se quer. É um assunto de grande seriedade para a vida inteira e que requer da pessoa uma extrema dedicação, atenção e zelo pela vida do ser que foi gerado.

              Então, já que o assunto é ordem, dar direcionamento e ensinar valores para crianças e jovens não se perderem por caminhos errados, pais, vamos olhar com cuidado para a conduta que vocês estão tomando e perceber o que tem dado certo e o que tem dado errado. Busque ajuda dentro de sua própria família, de profissionais de Saúde Mental em casos em que a criança e o jovem apresente algum caso de depressão, ansiedade, compulsão alimentar, compulsão por compras, dor crônica, insônia, crise de choro, se apresentar algum tipo de comportamento estranho como olhos vermelhos ou cheiro forte de cigarro, agitação, tique nervoso, enfim, algum tipo de comportamento diferente.

              Não tenha vergonha de procurar ajuda. Cometer falhas é uma atitude muito comum na nossa vida, todos nós estamos propensos a isso. Então, não se culpe assim como não use de agressão em casos de descoberta de que seu filho saiu fora da conduta que você o ensinou.

               Quer continuar acompanhando meus artigos e saber mais sobre meus atendimentos? Acesse o meu site www.brunarafaele.com.br e se cadastre para receber as novidades. 



             

Comentários

  1. Nossa que sabedoria Parabéns!!!!
    Gostei muito do que vc escreveu concordo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Imagina, eu não sou sábia, sou apenas uma pessoa que gosta muito de estudar e de me dedicar à observação do que podemos melhorar enquanto seres humanos.

      Continue acompanhando meu blog, em breve vai ter novidades!

      Ah! Você já conhece meu Instagram? Lá tem postagens diárias, é brunarafaele.oficial.

      Grande abraço e até breve!!!

      Excluir
  2. Muito bom o texto. Gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz Flavio! Muito obrigada por ter lido meu texto e ter me passado sua opinião! Fico muito feliz em saber que você gostou!

      Você já conhece meu Instagram? Lá faço postagens diárias sobre assuntos relacionados à Mentoria e à Psicanálise e acredito que você possa gosta. Meu Instagram é brunarafaele.oficial .

      Um abraço

      Excluir
  3. Muito bom o texto, e de fato a forma mais eficiente de educar é pelo exemplo. Nossos filhos nos observam e aprendem. O que mais vemos são pais desatentos nos celulares, e eu me incluo aí. Parece que as relações agora virtuais importam mais do que o olho no olho, toque de pele, carinho, atenção. Temos que repensar com urgência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosimar! Muito obrigada por ter comentado meu texto! Fiquei muito feliz em ler sua reflexão sobre o assunto e é isso mesmo, nós temos nossas aprendizagens diárias a serem feitas para transmitir aos mais novos o que acreditamos que vai leva-los ao melhor caminho, apesar de sempre a escolha estar nas mãos deles.

      Forte abraço! :)

      Excluir
  4. Respostas
    1. Muito obrigada pela sua opinião! Foi muito importante para mim saber que você gostou! Um abraço

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Intransigência, um grande mal para os relacionamentos

Afinal, o que elas querem: o príncipe ou o lobo mau?

Quando a cabeça não pensa, o corpo padece mesmo!