Uma vida imperfeita






                                                           





Esse texto vai para quem acha que tem que acordar numa mansão linda e brilhante, com tudo arrumado, com um parceiro perfeito ao seu lado, com dinheiro a perder de vista e uma saúde de dar inveja a qualquer um para ser feliz. Não, não precisamos disso tudo para ser feliz, você sabia? Muita gente carrega um sorriso largo por aí com muito menos que isso, então qual é o segredo?           

Você sabe o que significa “se contentar”? Significa se satisfazer, mas eu sei que a Psicanálise diz que não temos essa capacidade porque sempre temos em nós uma pulsão que nos faz  querer algo a mais. Mas e daí? Qual é o problema nisso? Nenhum, pois nisso mesmo está a nossa vontade de seguir adiante com nossa vontade porque é essa força que nos dá mais impulso ainda para continuar com nossa vida e não perder a vontade de viver.
              
E por que falar de uma vida imperfeita? Porque não é a primeira vez que eu recebo e agradeço, é claro, o carinho de um dos meus leitores que achava que eu tinha uma vida perfeita e era por isso que ele acompanhava meus artigos e postagens. Bom, não tenho uma vida perfeita, mas sou muito feliz e consigo ser a cada dia mais porque me considero uma pessoa realizada e que faz realmente as coisas boas acontecerem na minha vida.

Mas por acaso, você sabe o que significa a palavra “imperfeita”? Quando penso sobre algo imperfeito, me lembro de minha explicação dos verbos conjugados no imperfeito que significam ações inacabadas, incompletas e faz todo sentido para mim dizer que assim como a minha vida, a sua e a de todos ao meu redor são imperfeitas porque ainda não acabaram, correto?

Eu considero ainda mais minha vida imperfeita porque tenho uma lista grande de metas que quero alcançar, tenho muitos projetos para realizar e qual motivo não me levaria a não ter essa pulsão dentro de mim para ter vontade de mudar? Eu, que sempre adorei mudanças? Eu, a  questionadora, a pensativa e a que está sempre buscando respostas que nem sempre encontra?  

Não sou perfeita porque erro e acho até engraçado quando esperam de mim a perfeição em pessoa. Desculpem-me! Tirem esse peso de cima de minha imagem porque nem sobre minha pessoa, esse peso chega a ficar porque não me permito. Eu não sou nem estou perto de nenhuma personificação da perfeição. Aliás, se ela existe, você já a encontrou por aí ou é só mais uma ilusão que colocaram na sua cabeça e você ainda cisma em encontrar?

Então, não teime em acreditar em falsas crenças de que a perfeição existe na vida de ninguém. Nós podemos tentar melhorar sempre, a cada dia o que fazemos. Mas não há perfeição, nem na vida do vizinho, nem na vida de quem parece ser sempre feliz o tempo todo, nem na vida de quem aparece por na mídia. Todos sofrem o que têm que sofrer porque todos nós temos nossas angústias, nossas dores comuns que pertencem à vida de qualquer pessoa, como doenças, como a perda de um ente querido, de um animal de estimação, de um objeto que gostamos muito assim como fracassos amorosos e frustrações de outras ordens, principalmente profissionais.

Para você, eu deixo um recado: Não espere o tempo em que tudo fique perfeito para que você sorria, ache graça das coisas simples da vida e se satisfaça. Busque encontrar um caminho, uma maneira para você ser feliz porque sempre há uma solução para que você enxergue com outros olhos a sua realidade.

Outra dica é: Faça uma lista de coisas a fazer ainda! Isso mesmo!!! Vamos embora atrás de novidades para sua vida porque são elas que nos enchem de entusiasmo e de repente é isso: ENTUSIASMO que está faltando para preencher seus dias!


Quer continuar acompanhando meus artigos e saber mais sobre meus atendimentos? Acesse o meu site www.brunarafaele.com.br e se cadastre para receber as novidades. 


Comentários

  1. Gostei muito desse post ,pois nos cobramos o tempo todo e sempre almejando ter mais e mais como sinônimo de felicidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      É verdade, não que nós não possamos ter nossos desejos de crescer na vida mas podemos sim ter o contentamento com o que já conquistamos e assim, viver bem no momento presente.

      Um abraço

      Excluir
  2. Bruna, adorei a iniciativa de compartilhar seu ponto de vista sobre imperfeição.

    Acho que precisamos como sociedade falar mais sobre o assunto. Isso será importante para nos assumirmos como indivíduos que entendem suas limitações e aprendem a gostar e conviver com elas!

    Obrigado!

    Fábio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio!

      Muito obrigada por compartilhar comigo o que você achou do meu artigo e também acho que devemos explorar nossa humanidade com seus lados tortos de ser e suas limitações, buscando o aprimoramento, mas entendendo que nem tudo é como um sonho.

      De nada! Foi um grande prazer escrever sobre esse tema assim como os outros e com toda certeza, vou escrever outros artigos sobre esse assunto novamente!

      Grande abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Intransigência, um grande mal para os relacionamentos

Afinal, o que elas querem: o príncipe ou o lobo mau?

Quando a cabeça não pensa, o corpo padece mesmo!